quinta-feira, agosto 11, 2011

Workshop "Carnaval e Samba em Evolução na Cidade de São Paulo"



"Venha se irrigar com arte e conhecimento. Ecooar suas potências e expandir seus conhecimentos com sabedoria"

Workshop "Carnaval e Samba em Evolução na Cidade de São Paulo"

Faça agora a sua inscrição!

1ª etapa: envie um e-mail para ecooa@coopcultural.org.br com seu nome completo, número de RG e um contato telefônico.
2ª etapa: trazer no dia do evento 1kg de alimento não-perecível.
*As inscrições serão feitas até o dia 24 de agosto às 23:59.
Sinopse
O universo carnavalesco é rico e complexo, e também extremamente apaixonante. As origens do Carnaval são bastante incertas, confusas, e sua história apresenta inúmeras lacunas, visto que, sua celebração, em grande parte dos países onde ele é realizado, remonta a um passado longínquo. Os costumes carnavalescos em São Paulo vão se modificando, evoluindo, e para que essa evolução seja entendida e compreendida, a nossa proposta é levar o conhecimento da história do Carnaval e do Samba mostrando temas ligados as suas origens, ao seu processo de criação e desenvolvimento na música, nas fantasias, nas alegorias, nos destaques e principalmente nas influências européias e, posteriormente, afro-brasileiras, nas figuras tradicionais do Rei Momo e da Rainha; como também nos aspectos jurídicos, de infra-estrutura e julgamento que antecedem aos desfiles das entidades carnavalescas: Escolas de Samba, Blocos, Bandas, Cordões, etc. e nas formas diferenciadas de comemorações ao redor do mundo.
Programação

10:00 Credenciamento
10:30 Palestra "Carnaval e Samba em Evolução na Cidade de São Paulo"
12:30 Coffe Break
13:30 Exposição
17:00 Encerramento
Dia: 28 de agosto (domingo)
Horário: das 10 às 17 horas
Investimento: 1kg de alimento não perecível (a ser entregue no dia do Workshop)
Público-alvo: carnavalescos, participante e simpatizantes do Carnaval; jornalistas, pesquisadores e universitários nas áreas de Artes Plásticas, Artes Cênicas, História, Geografia, Antropologia, Administração e outras.
Vagas: 40


Palestrante:
Maria Aparecida Urbano é historiadora, carnavalesca e escritora com grande referência aos pesquisadores e simpatizantes desta cultura popular, o Carnaval. Especialista na área do folclore, atua como conferencista em simpósios, congressos e seminários pelo Brasil. É autora de diversas publicações relativas aos variados segmentos do carnaval. Ministrou aulas nos cursos de formação de jurados do carnaval. Atualmente é comentarista da Rádio Jovem Pan nos desfiles das Escolas de Samba de São Paulo.


  
Inscrições 

ecooa@coopcultural.org.br
 

Fone: (11) 3828.3447 
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, nº 252, 5º andar - Barra Funda, São Paulo/SP - CEP: 01.156-001

Nenhum comentário:

Postar um comentário