segunda-feira, junho 20, 2011



QUITUTES E BATUQUES

Os tambores já estão rufando, porque a terceira edição do Quitutes e Batuques vai começar. Para quem não conhece é um festival de cultura itinerante, que em forma de caravana leva artistas nacionais e internacionais para perto de você.

Em cada cidade que paramos, chegamos como uma verdadeira festa cultural para os nossos anfitriões, convidando-os a participar das oficinas, que além de introduzirem um novo olhar das áreas envolvidas - como música, gastronomia, teatro, dança, hip hop e muito mais – é um ambiente de diálogo, levando-nos a conhecer melhor uma cultura diferente e aos visitantes conhecer muito mais sobre nosso Brasil.

Nesse ano o país escolhido para trazer suas baterias e batedeiras foi a Holanda. Convidados de altíssima qualidade de todas as áreas já citadas chegam em breve para mostrar que suas terras não são só moinhos de vento e tulipas.
Dentro da panela do Quitutes e Batuques chegam atrações musicais com muito tempero. Do jazz ao hip hop, do teatro à gastronomia nosso convidados prometeram dar o que falar. Entre eles estão:

Blaxtar
 Criador do selo RAEN e com dezesseis discos lançados o rapper Kevin de Randamie – mais conhecido como Blaxtar – se junta aos Batuques para representar o hip hop da sua terra. Apresenta uma oficina que tem como objetivo a expressão, utilizando rima, ritmo, métrica e construção de texto para incentivar o diálogo sobre questões importantes do cotidiano, tendo sua cultura das ruas como fio condutor. 

Duda Ferreira
O lixo de um é a arte do outro, Duda Ferreira pode ensinar isso como ninguém. Sua oficina de “brinquedos sonoros” é um sucesso no Q&B desde a primeira edição, onde o integrante do – internacionalmente conhecido – Grupo Moleque de Rua nos leva a uma viagem rítmica, manufaturando instrumentos de percussão com restos do dia-a-dia. 

Fra Fra Sound
Com três décadas de estrada, uma banda de jazz holandesa com influências africanas e caribenhas formada por músicos do Suriname, só ouvindo para imaginar. São eles os responsáveis por ministrar as oficinas de percussão, cordas e sopros.

Karina Holla 
Atual professora na Mime School de Amsterdã, é figura presente no universo do teatro desde 1983, quando estreiou com sua primeira grande performance. Com um bom numero de espetáculos no seu repertorio alcançou reconhecimento mundo afora. Entre a dramaturgia e a dança Karina explora o conflito entre a mente e o corpo.

Gerwin de Koning
Entre entradas e sopas, pratos principais e famosas sobremesas, o chef Gerwin te conduzirá nessa viagem pela cozinha holandesa. O chef também é responsável (junto com seu sócio brasileiro Fernando Florence) pelo Restaurante e Espaço Cultura Drão, com inspiração nos tradicionais “eetcafé” se localiza em Cunha desde 2001.  

Sendo assim agucem sua audição e o paladar. Se preparem, pois o Quitutes e Batuques estará na região de Tremembé entre os dias 19 e 25 de junho e em Santos|Cubatão entre os dias 27 de junho e 02 de julho. Confira a programação completa no nosso portal: www.quitutesebatuques.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário